sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fruta e mais Fruta

Introdução

As frutas desempenham um papel muito importante na alimentação. São fonte natural de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de fornecer fibras que contribuem com o funcionamento do intestino e combatem o cancro do cólon. Recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 3 a 4 porções de frutas ao dia. Um copo de sumo de frutas é considerado uma porção. A alimentação deve ser enriquecida com frutas que previnem doenças e fortalecem o corpo.


De seguida são apresentadas as principais propriedades das frutas mais comuns:


      Ananás


Propriedades Nutricionais: O ananás é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.

Valor Calórico: 100 gramas de ananás fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais: O ananás ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fracturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês.


      Banana

Propriedades Nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C e é óptima fonte de potássio.

Valor Calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias

Propriedades Medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.


     Côco

Propriedades Nutricionais: O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor de sais minerais, potássio, sódio, fósforo e cloro. A sua polpa é rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico: 100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias. 100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais: A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. O seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados, sendo um isotônico natural.



      Figo

Propriedades Nutricionais: É um alimento nutritivo e rico em açúcares. Por isso, é indicado para grandes reposições de energia e bastante utilizado por atletas. Além disso, apresenta potássio, cálcio e fósforo, fibras e niacina (vitamina B3).

Valor Calórico: 100 gramas de figo maduro fornecem 67,6 calorias. Desidratado: 233 calorias.

Propriedades Medicinais: O figo é antioxidante, laxante, diurético, digestivo e indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações. Na medicina caseira é usado como vermífugo em crianças.



     Framboesa

Propriedades Nutricionais: É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso boa para repor as energias.

Valor Calórico: 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Propriedades Medicinais: Possui actividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural. Além disso, as folhas da framboesa possuem um efeito antidiarreico e anti-inflamatório.



     Kiwi

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em vitamina C, E e potássio.

Valor Calórico: 100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmica, antiescorbútica e digestiva. Também é estimulante para o apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do cancro de mama e estômago.



     Laranja

Propriedades Nutricionais: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico: 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o stress e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.



     Limão

Propriedades Nutricionais: Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico: 100 gramas de sumo de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais: O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo, sendo o limão um dos melhores remédios para a cura. O limão também é eficaz contra alergias, stress, fadiga, gripe, dores de cabeça, congestão, cancro, processos lentos de cicatrização e outros males.



     Maçã

Propriedades Nutricionais: A maçã destaca-se pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais: A maçã tem acção benéfica e protectora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarreia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo e artrite. Excelente alimento para o cérebro, pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível.
Contribui para um sono tranquilo, evita a indigestão e previne a infecção da garganta. Excelente agente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca, a qual entra no metabolismo do colesterol. Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.



     Manga

Propriedades Nutricionais: Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem, em média, 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A manga ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.



     Maracujá

Propriedades Nutricionais: Maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais: Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções. Combate a diabete: a farinha de maracujá controla a taxa de açúcar no sangue. A casca da fruta, que normalmente é deitada fora, é material nobre. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fracção de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. No café da manhã, almoço, jantar, pode-se colocar uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou no sumo e beber. Não cura os diabete, mas reduz a taxa de glicose.



     Melancia

Propriedades Nutricionais: Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o cancro e a oxidação celular.

Valor Calórico: 100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais: É recomendada para quem tem pressão alta e reumatismo. O sumo de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crónicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o cancro e a oxidação celular.



     Melão

Propriedades Nutricionais: Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico: 100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais: Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem doenças do fígado, como hepatites e cirrose hepática. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento do reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais.
Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético, possui actividade anticoagulante e afina o sangue. Para as mulheres na menopausa o melão ajuda a normalizar a menstruação e activa a circulação. O melão maduro é considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente. Recomenda-se o melão contra o reumatismo, artritismo, obesidade, prisão de ventre, infecções renais, litíase renal, nefrite, cistite, leucorréia, uretrite e blenorragia, cirrose hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, insuficiência hepática e outras infecções do fígado.
O Sumo de melão é indicado no tratamento da febre tifóide, doenças da garganta, esófago e estômago, contra a acidose.
Na menstruação tem efeito dissolvente e oxidante, agindo como cicatrizador natural, regenerador do sangue e normalizador do fluxo menstrual, ajudando na eliminação de pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações e úlceras.



     Morango

Propriedades Nutricionais: Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico: 100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais: Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem acção anti cancerígena.



     Papaia

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico: 100 gramas de papaia fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais: A papaia tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue. As suas sementes têm acção contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno torna-o num poderoso antioxidante.



     Pêra

Propriedades Nutricionais: Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre e inflamações do intestino e da bexiga.



     Pêssego

Propriedades Nutricionais: O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico: 100 gramas de pêssego fornecem, em média, 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais: O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.



     Tangerina

Propriedades Nutricionais:
Apresenta um bom teor de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de betacaroteno (provitamina A) e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de tangerina fornecem, em média, 43 calorias.

Propriedades Medicinais: É indicada como diurética, calmante, antiparasítica. Além disso, quando ingerida com o bagaço, facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.



     Uva

Propriedades Nutricionais: É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico: 100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais: Ajuda a activar os rins, é um suave laxante e actua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdómen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anti cancerígenos.
Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina.
A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sanguíneos.
Uva verde: tem poderes anti bacterianos e anti virais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Como comprar: alimentos embalados?



Ao comprar alimentos embalados é fundamental ler os rótulos, porque só assim pode fazer uma escolha bem informada dos alimentos que compra.


Caso o seu objectivo seja diminuir o peso, leia com atenção os rótulos e compare a quantidade de calorias dos produtos (não confie apenas na denominação diet ou light presente no rótulo);


• Observe atentamente a composição nutricional, identificando a quantidade de cada nutriente (gordura, carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais);

• Veja sempre o prazo de validade do produto que vai comprar. Se este estiver ilegível, não compre;

• Cuidado com as promoções! O consumidor deve sempre verificar o prazo de validade pois geralmente os estabelecimentos oferecem descontos muito interessantes nos produtos que estão “encalhados” no armazém e cujo prazo de validade expirará dentro de pouco tempo;


• Verifique a integridade das embalagens e rejeite as “inchadas”, amolgadas ou enferrujadas. Rejeite também as embalagens que estejam a verter o seu conteúdo;

• Não compre conservas em embalagens de vidro se o líquido estiver turvo ou com espuma, pois indicam a presença de fungos ou bactérias;

• As garrafas não podem apresentar vazamentos, corpos estranhos, espuma ou tampas enferrujadas;

• Os alimentos enlatados devem ser armazenados em locais secos, frescos e arejados;

• As latas devem ser lavadas antes de serem abertas;

• Após abrir uma embalagem se sobrar algum produto este deve ser transferido para um recipiente plástico com tampa antes de o guardar no frigorífico ou congelador;

• Evite beber directamente pela lata, pois a superfície pode ter sido contaminada no transporte ou no armazenamento;

• Ao consumir bebidas embaladas, estas deverão ser abertas na presença do consumidor.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como comprar: Legumes e Verduras?


Como comprar Legumes e Verduras?


Ao escolhermos e comprarmos os alimentos que irão fazer parte da nossa alimentação há que ter em atenção alguns aspectos de modo a garantir uma boa qualidade nutricional e higio-sanitária.



Legumes e verduras



Uma vez que muitos destes alimentos são facilmente deterioráveis é necessário ser-se criterioso na sua escolha de modo a tirar o melhor partido das suas propriedades.


• As verduras e legumes de folhas verdes (alface, agrião, couve, salsa, coentros, endívias, etc.) são rapidamente deterioráveis, pelo que, ao comprá-las, deve verificar se não têm folhas queimadas ou amareladas, ou pequenos furos, que podem indicar a presença de insectos ou larvas.

• Prefira os legumes inteiros e não cortados e embalados, pois as empresas que os comercializam, durante o corte incluem restos de verduras e verduras já deterioradas.

• Dê preferência às verduras e legumes agro-biológicos isto é, cuja cultura não é feita mediante o uso de pesticidas e outros químicos.



Como limpar os legumes e verduras?


• Elimine as folhas e partes dos legumes que estejam amarelos, podres, moles ou queimados.

• Lave bem em água corrente, colocando em seguida de molho em água com umas gotas de vinagre ou desinfectante próprio para legumes, para eliminar quaisquer parasitas. Se se tratar de legumes em folhas (ex: alface), separe-as e lave-as uma a uma.



Como aproveitar talos, cascas e folhas?



• As folhas de couve-flor, beterraba e cenoura, nabo e rabanetes são ricas em nutrientes e vitaminas e ficam deliciosas se refogadas servindo como acompanhamento, ou nalguns casos, como recheio de tartes.

• Os talos de agrião e espinafre contêm muitas vitaminas, experimente-os refogados ou em sopas.

• Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. São um óptimo aperitivo. As cascas de ananás ou abacaxi, quando bem lavadas e fervidas, proporcionam um sumo delicioso. É só deixar arrefecer, adoçar, e bater com gelo no liquidificador. Utilize as cascas de maçã para preparar sumos ou chás.

• As sementes de abóbora são um óptimo aperitivo. Depois de lavá-las e secá-las, salgue-as e leve ao forno para tostar.



Como comprar, como conservar?



• Agrião: deve ter as folhas inteiras e num tom verde-escuro. Ponha de parte os molhos com folhas manchadas, furadas ou com talos acastanhados ou moles.

Pode ser conservado até três dias. Depois de lavados e secos guarde os talos mais tenros num saco de plástico na gaveta dos legumes do frigorífico.

• Alface: As folhas devem estar frescas e viçosas, os comerciantes costumam molhá-las para que tenham aparência mais fresca do que realmente estão, evite comprá-las assim como as que estejam murchas, com insectos ou pequenos furos.

A alface pode ser conservada, depois de lavada e bem seca, por dois ou três dias no frigorífico num recipiente tapado.

• Beringelas: Escolha as mais rijas, com a pele bem brilhante e lisa e, sobretudo, sem manchas.

• Brócolos: escolha os molhos bem verdinhos.

• Couve: As folhas devem ter uma cor definida, serem frescas e firmes. Folhas amarelas ou murchas, indicam que a verdura está velha e não deve ser consumida.

Apesar de o ideal ser consumi-la até três dias após a compra, a couve pode durar cerca de uma semana no frigorífico. Para isso não arranque os talos, mantendo as folhas inteiras e guarde-a dentro de um saco de plástico na gaveta do frigorífico.

• Cenoura: a cenoura deve ser firme, ter a superfície lisa e com cor alaranjada uniforme. Não compre se ela tiver algumas partes verdes, pois é sinal de que ficou muito tempo ao sol.

Guarde-as de preferência lavadas, bem secas e embaladas em saco de plástico, na gaveta do frigorífico. Podem conservar-se sem perder qualidade até 15 dias. Pode também cortá-las em rodelas e congelar, deixando-as prontas a usar.

• Favas: a cor das vagens deve ser verde e brilhante, sem manchas.

• Grão-de-bico: escolha os grãos sólidos, não deformados, sem bicho, com uma cor castanho-clara ou amarelada.

• Pepino: para o tornar mais facilmente digerível corte-o em rodelas finas depois de descascado e coloque-o por 2 horas de molho em água fria. A seguir escorra-o e tempere-o.

• Tomate: deve ter a pele lisa e esticada, sem manchas. Dependendo da preparação em que vai ser utilizado poderá adquiri-lo mais verde ou mais maduro. Pode conservá-lo durante alguns dias na gaveta do frigorífico.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Como comprar: Fruta



Ao escolher uma qualidade de fruta não o faça apenas porque é barata. Regra geral, não é recomendável comprar frutas rapidamente perecíveis só porque têm um preço mais baixo. A menos que este preço resulte da excessiva abundância de fruta numa época, a chamada economia pode converter-se numa decisão pouco acertada ao comprar.

• Compre só a quantidade de que necessita. Nunca compre mais do que pode refrigerar devidamente e consumir para evitar desperdícios, não interessando se o produto é mais barato em grandes quantidades.

• Procure sinais de deterioração. Mesmo com os mais modernos métodos de manuseamento, a qualidade do produto pode deteriorar-se rapidamente durante a sua permanência nos estabelecimentos de venda de alimentos. Por vezes, a fruta de qualidade inferior compra-se mais barata, mas a quantidade de fruta que perde não compensa o baixo preço.

• Compre fruta da época. Em geral a qualidade é melhor e os preços são mais razoáveis. Os produtos fora da época tendem a ser mais caros o que não significa melhor qualidade.

• Quando tiver que manusear a fruta para determinar, pelo tacto, a sua qualidade, seja cuidadoso e não a magoe, caso contrário pode danificá-la ou mesmo inutilizá-la.

Valor nutritivo

• Embora seja de preferir o consumo de fruta e sumos frescos, pode-se por vezes recorrer aos produtos enlatados e congelados.

• Os sumos e as frutas enlatadas ou congeladas também contêm vitaminas e minerais, poucas quantidades de gorduras e sódio e são um bom fornecedor de fibras. As frutas enlatadas ou congeladas no seu próprio sumo contêm menos calorias do que os produtos embalados em calda ou com edulcorantes. Só os sumos provenientes da fruta na sua totalidade devem contar como porções de fruta na sua alimentação.